Mecanismo para se converter realidades curtas, 2013 / Série,  Amálgamas.
grafite, fita transparente, papel vegetal, fotografias antigas sobre papel algodão / 50 x 65cm
--------------
 Mechanism to convert short realities, 2013 / Series, Amalgams.
graphite, transparent tape, tracing paper, old photographs on cotton paper / 50 x 65cm
 
Amálgamas, 2013.
Turquia - Syria.
 
A série Amálgamas da sequência ao mapeamento de diferentes fragmentos históricos baseados em registros de estórias orais, coletadas em diversas regiões e países. Esta parte da pesquisa, surge a partir de um período de residência na Turquia e subsequente em cidades da fronteira com a Syria. A idéia esta na tentativa de re-mapear de maneira diferente a região de conflito territorial e geo-político desta parte do oriente médio, através de uma análise de fragmentos de atores históricos diversos, famílias perdidas identificadas em fotos, documentos dentro desse processo histórico e civilizatório ocorrido, e que ainda ocorre na região, sedimentando narrativas, construindo partes de uma história unilateral. Através da apropriação de documentos dispersos em locais públicos e privados, um corpo histórico distinto contido ali vem a tona através do cruzamento de disciplinas - história, geografia, biopolítica e jornalismo - propondo uma dilatação de campos, esta nova organização traz estórias que colocam em cheque locais e discursos naturalmente. Novos fatos, atualizam o cenário no tempo presente e sua conseqüência no futuro, com a informação online ganhando importância fundamental, seus mecanismos de busca, corporações detendo todo esse volume em intraredes invisíveis.
—————
 
Amalgams, 2013.
Turkey - Syria.
 
The Amalgamas series establishes its inheritance in the mapping of different historical fragments based on records of oral histories collected in different regions and countries. This part of the research arises from a period of residence in Turkey and subsequent in cities on the border with Syria. The idea is in an attempt to re-map the region of territorial and geo-political conflict in this part of the Middle East, through an analysis of fragments of various historical actors, lost families identified in photos, documents within this historical process and civilization that has occurred, and which still occurs in the region, sedimenting narratives, building parts of a unilateral history. Through the appropriation of scattered documents in public and private places, a distinct historical body contained there comes to light through the intersection of disciplines - history, geography, biopolitics and journalism - proposing a dilation of fields, this new organization brings stories that put in check sites and speeches of course. New facts, update the scenario in the present time and its consequence in the future, with online information gaining fundamental importance, its search engines, corporations holding all this volume in invisible intra-networks.
—————-
Desfronteira I - Aleppo, 2013 / Série,  Amálgamas.  
grafite, guache, papel vegetal, papel milimetrado antigo, fita crepe e sobras do apagamento do papel  / 144 x 157 cm (Políptico)
--------------

Desfronteira I - Aleppo, 2013 / Series, Amalgams.
graphite, gouache, vellum, old graph paper, masking tape and remnants of erased of paper / 144 x 157 cm (Polyptych)
 

(detalhe) Desfronteira I, Aleppo, 2013 / Série,  Amálgamas.  
grafite, guache, papel vegetal, papel milimetrado antigo, fita crepe e sobras do apagamento do papel  / 144 x 157 cm (Políptico)
--------------

(detail) Desfronteira I, Aleppo, 2013 / Series, Amalgams.
graphite, gouache, vellum, old graph paper, masking tape and remnants of  of erased paper  / 144 x 157 cm (Polyptych)
(Detalhe)
---------------
(detail)

Desfronteira Il, Aleppo / da série Amálgamas, 2013
grafite, lápis dermatográfico, sobras de apagamento do papel, pregos enferrujados, esquadro de plastico sobre papel milimetrado antigo / 40x21x14cm

A serie é um exercício de construção e desconstrução que se expande cruzando disciplinas, problematizando lugares em constante mudança geografica, politica, cultural e religiosa. A pesquisa acontece atraves da tentativa de representar de diferentes maneiras a ideia de fronteira, e sua questão simbólica. As informações ultilizadas se baseiam em diferentes veículos de mídia, noticias de jornal e periódicos contendo acontecimentos que envolvem esta questão em diferentes locais no mundo, refletindo sobre as formas diferentes de conflito apresentadas em cada um destes.


———-
 
 Desfronteira Il, Aleppo, 2013 / Series, Amalgams.
graphite, gouache, vellum, old graph paper, masking tape and remnants of  of erased paper  / 144 x 157 cm (Polyptych)

The series is an exercise in construction and deconstruction that expands across disciplines, discussing places in constant change - geographical, political, cultural and religious. The research takes place through the attempt to represent the idea of the border in different ways in addition to its symbolic issue. The data used are based on different media vehicles, newspaper and periodicals, containing news involving this issue in different locations in the world, reflecting on the different forms of conflict presented in each of these.






Topol - M, 2013 / Série,  Amálgamas.  
grafite, guache, conté, carvão sobre papel ofício antigo (1959) / 42 x 100 cm (Tríptico).
------------ 
Topol - M, 2013 / Series, Amalgams.
graphite, gouache, conté, charcoal on old craft paper (1959) / 42 x 100 cm (Triptych).





Material etéreo 01, 2013 /  Série,  Amálgamas.
grafite, carvão e guache sobre papel milimetrado antigo / 144 x 200 cm (Políptico)
-------------

Ethereal Material 01, 2013 / Series, Amalgams.
graphite, gouache, conté, charcoal on old craft paper (1959) / 42 x 100 cm (Polyptych).




(detalhe)
------------
(detail)

Back to Top