Uma reflexão sobre ciclos irregulares, 2014. / Site specific / Prédio do Incinerador -  Praça Victor Civita, SP.
[giz e tinta acrilica preta sobre vidro. / 17,16m x 5,51m x 5,15m]

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“ Concebido para o espaço do antigo incinerador Pinheiros, o trabalho expõe a história enclausurada no subsolo do local. A existência de elementos tóxicos resultantes da incineração do lixo tornou a área imprópria para o convívio social, apenas retomado com a iniciativa de revitalização que originou a Praça Victor Civita.Os bolsões de cinza ali soterrados, hoje isolados do contato dos visitantes, emergem da obra como elementos de recontaminação: ao adentrar no ambiente negro de cinzas, tomamos contato com as queimas - concretas ou simbólicas - que operamos no cotidiano, os pequenos gestos que insistimos em ignorar e as memórias que preferimos não ler.Com isso, a obra de Victor lembra a cidade de Argia, que surge no romance de Ítalo Calvino, “As cidades invisíveis”. Argia, descreve Calvino, é uma cidade onde a terra substitui o ar, onde “as ruas estão completamente preenchidas com terra, a argila preenche os cômodos até o teto”. Mas, alerta o autor, se nós, na superfície sobre Argia, encostarmos os ouvidos no solo, podemos ouvir, lá embaixo, os ruídos de portas batendo “
                                                                                                                 
trecho do texto de Marcelo Bressanin.
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A reflection on irregular cycles, 2014 /Site specific / Incinerator Building - Praça Victor Civita, SP.
[Chalk and black acrylic paint on glass. / 17,16m x 5,51m x 5,15m]
 
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"Developed for the space of the old Pinheiros incinerator, the work exposes the history cloistered in the local underground. The existence of toxic elements resulting from waste incineration has the improper area for socializing, only resumed with the revitalization initiative that originated the Square Victor Civita.Os pockets of ash buried there, now isolated from the contact of the visitors emerge from work as recontamination elements: to enter the black ash environment, we contact the burnings - concrete or symbolic - that operate in daily life, the small gestures we insist on ignoring and memories that we prefer not ler.Com this, the work of Victor reminds the city of Argia, which comes on the novel by Italo Calvino, "Invisible Cities". Argia, describes Calvin, is a city where land replaces the air, where "the streets are completely filled with earth, clay fills the rooms to the ceiling." But, the author warns, if we, on the surface on Argia, pull over ears on the ground, we can hear, downstairs, port knocking noises. "
                                                                                                                 
Text excerpt from Marcelo Bressanin.


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fotos_Isabella Brant / pictures_Isabella Brant ​​​​​​​

[giz e tinta acrilica preta sobre vidro. / 17,16m x 5,51m x 5,15m]
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[chalk and black acrylic paint on glass. / 17,16m x 5,51m x 5,15m] 

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[giz e tinta acrilica preta sobre vidro. / 17,16m x 5,51m x 5,15m]
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[chalk and black acrylic paint on glass. / 17,16m x 5,51m x 5,15m] 

[giz e tinta acrilica preta sobre vidro. / 17,16m x 5,51m x 5,15m]
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[chalk and black acrylic paint on glass. / 17,16m x 5,51m x 5,15m] 
[giz e tinta acrilica preta sobre vidro. / 17,16m x 5,51m x 5,15m]
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[chalk and black acrylic paint on glass. / 17,16m x 5,51m x 5,15m] 
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Para tudo o que foi soterrado, 2014 _
[apropriação de documentos, grafite, lapis dermatográfico, fotografia antiga recuperada e cinzas. 50cm x 60cm ](Políptico)
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For all that has been buried, 2014 _
[aproprieted documents, graphite, dermatographic pencil, old recovered photograph and ashes. 50cm x 60cm] (Polyptych)
 
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Para tudo o que foi soterrado, 2014 _
[apropriação de documentos, grafite, lapis dermatográfico, fotografia antiga recuperada e cinzas. 50cm x 60cm ](Políptico)
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For all that has been buried, 2014 _
[aproprieted documents, graphite, dermatographic pencil, old recovered photograph and ashes. 50cm x 60cm] (Polyptych)
 
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Vista externa do prédio - a segunda parte do trabalho acontece de forma a criar um segundo desenho, uma segunda contaminação - no lado de fora ao prédio, oposto ao desenho.
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External view of the building
- the second part of the work takes place in order to create a second drawing, a second contamination - on the outside of the building, opposite to the drawing.
 
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Vista externa do prédio - a segunda parte do trabalho acontece de forma a criar um segundo desenho, uma segunda contaminação - no lado de fora ao prédio, oposto ao desenho.
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External view of the building
- the second part of the work takes place in order to create a second drawing, a second contamination - on the outside of the building, opposite to the drawing.
 
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