Bio_

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Victor Leguy | Artista e pesquisador | São Paulo,SP / Brasil-1979, onde vive e trabalha. 
bacharel em Desenho Industrial / Artes Visuais (Mackenzie/São Paulo, 2003), formado no curso de Relações e Linguagens Históricas (USP/São Paulo, 2005/06). Através da prática de processos híbridos de produção, aborda questões relacionadas com o espaço público, a construção da história coletiva, do convívio e cultura visual em contextos socioculturais e políticos específicos. A pesquisa ainda investiga conceitos como autenticidade e diferentes tipos de sistemas, seus dispositivos e a relação da falha nestes processos. Propõe também a re-significação de fatos e arquivos já existentes, com o intuito de operar uma intervenção direta na História e recuperar conjuntos específicos de conhecimento. Realizou exposições individuais na Galeria Emma Thomas (2016), na Temporada de Projetos (Paço das Artes, 2014) e no MARP-Museu de Artes Ribeirão Preto (2014) e foi selecionado para realizar exposição na FUNARTE-SP por meio do Prêmio FUNARTE de Arte Contemporânea/Brasil (2015). Participou de diversas mostras coletivas no Brasil e no exterior, como a 15 ed. da Bienal de Istambul(2017), F4 / un’idea di Fotografia/ Treviso/Italia(2017), “8.Salon”(Galeria Niklas Schechinger, Hamburgo, Alemanha, 2014), “The World were Here” (Upstairs Gallery, Oslo, Noruega, 2013), Frestas -Trienal de Artes (Sesc Sorocaba, SP, 2014),“Fotos Contam Fatos” (Galeria Vermelho, São Paulo, 2015), SideShow / Heiska Cultural Centre (Haukijärvi, Finlândia, 2013). Recebeu o Prêmio Aquisitivo 38º SARP/MARP (Ribeirão Preto-SP, 2013), Prêmio CQ-Creative Quaterly 26 (EUA, 2011-12). Participou da residência Arteles Residency (Haukijarvi, Finlândia, 2013) e a residência Húmus em Padova,Italia(2016)
contato - email@victorleguy.com
skype - elguy.

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Statement_

A pesquisa aborda diversas questões relacionadas com o espaço público, a construção da história coletiva, do convívio e cultura visual em contextos socioculturais e políticos específicos. Busca-se refletir sobre processos e ações que são entendidas como verdade, atestados, heranças culturais tidas como oficiais - livros, documentos, representações visuais e objetos - contidos em museus e diferentes instituições, apresentados como parte de discursos legitimados, atentando aqui para a ideia do artista como historiador ou articulador que propõe outras narrativas acerca de fatos obscuros do passado, presente e futuro. O trabalho investiga ainda conceitos como autenticidade e sistemas, usando uma abordagem enciclopédica e precisão quase científica em certos casos, um rigor usado no desenho, na representação de objetos e situações, transitando entre fato e ficção. A possibilidade da anulação da identidade, ( historicamente, socialmente e politicamente ) o anonimato se torna corpo para estórias orais coletadas e esquecidas, tornando-se então documentos que contestam o que é presente em acervos e instituições públicas ou privadas. A partir disto revelam-se outras possíveis partes dos sistemas com os quais nos relacionamos, incorporando tempo/espaço paralelos aos que temos conhecimento, reordenando suas estruturas a partir do processo da repetição e da falha/erro ( inevitável a qualquer forma de sistema ) ja que neste processo os sistemas absorvem de forma mecânica, conceitual ou computacional essa nova informação (falha) para evoluir e se adaptar. A pesquisa propõe a re-significação de fatos e arquivos já existentes, para se operar uma intervenção direta na História e recuperar conjuntos específicos de conhecimento. Pretende-se como prática constante, estabelecer a idéia do artista como um agente híbrido, que soma expertises e direciona sua ação na pesquisa por personagens ou fatos esquecidos, quase invisíveis, marginalizados pelos discursos históricos estabelecidos ou seja, busca-se através desta produção dar visibilidade as histórias paralelas, mostrando assim como os caminhos percorridos para a escrita das grandes narrativas passam pela inter conexão entre histórias pessoais e coletivas. A especulação histórica toma grande importância, onde a “verdade” é questionada a todo momento.
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Victor Leguy | Artist and researcher |São Paulo, SP / Brazil, in 1979, where he lives and works. 
graduated in Industrial Design / Visual Arts (Mackenzie / São Paulo, 2003), graduated in Historical Relations and Languages ​​(USP / São Paulo, 2005/06). Through the practice of hybrid production processes, it addresses issues related to public space, the construction of collective history, conviviality and visual culture in specific sociocultural and political contexts. The research also investigates concepts such as authenticity and different types of systems, their devices and the relationship of failure in these processes. It also proposes the re-signification of existing facts and archives, with the intention of operating a direct intervention in History and recovering specific sets of knowledge. He held individual exhibitions at the Emma Thomas Gallery (2016), the Design Season (Paço das Artes, 2014) and the MARP-Museu de Artes Ribeirão Preto (2014) and was selected to hold an exhibition at FUNARTE-SP through the FUNARTE Contemporary Art / Brazil (2015). He participated in several collective exhibitions in Brazil and abroad, such as 15th Istambul Biennial (2017), F4 / un'idea di Fotografia / Treviso / Italia (2017), "8.Salon" (Niklas Schechinger Gallery, Hamburg, Germany, 2014), "The World were Here" (Upstairs Gallery, Oslo, Norway, 2013), Frestas -Trienal de Artes (Sesc Sorocaba, SP, 2014), "Photos Count Facts" (Red Gallery, São Paulo, 2015), SideShow / Heiska Cultural Center (Haukijärvi, Finland, 2013). Received the 38th SARP / MARP Acquisition Award (Ribeirão Preto-SP, 2013), CQ-Creative Quaterly Award 26 (USA, 2011-12). He participated in the residency Arteles Residency (Haukijarvi, Finland, 2013) and the residence Húmus in Padova, Italy (2016)

contact - email@victorleguy.com
skype - elguy.
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Statement_

The research focuses various issues related to the public space, the construction of collective history, socializing and visual culture in socio-cultural and specific political contexts. The aim is to reflect on processes and actions that are understood as fact, certified statements, cultural heritages taken as official - books, documents, visual representations and objects - contained in museums and various institutions, presented as part of legitimate speeches, attending here for the idea of the artist as historian or articulator proposing other narratives about obscure facts of the past, present and future. The work also investigates concepts such as authenticity and systems using an encyclopaedic approach and almost scientific precision in certain cases, a rigor used in the drawing, in the representation of objects and situations, moving between fact and fiction. In this thought interests me the possibility of annulment of identity, (historically, socially and politically) the anonymity becomes the body to collected and forgotten oral stories, becoming then documents contesting what is present in collections and institutions, public or private. From this, are revealed other possible parts of the systems with which we deal, incorporating a parallel time / space for those which we have knowledge, reordering their structures from the repetition process and failure / error (inevitable for any system) so in that process the systems absorb mechanical, conceptual or computational form this new information (failure) to evolve and adapt. The research proposes the re-signification of existing facts and archives, to operate a direct intervention in history and recover specific sets of knowledge. It is intended as constant practice to establish the idea of the artist as a hybrid agent, which adds several expertises and directs its action in the search for characters or forgotten facts, almost invisible, marginalized by the established historical discourses, in other words is sought through this production give visibility to the parallel stories, showing as well as the paths for writing the great narratives pass through the interconnection between personal and collective histories. The historical speculation takes great importance, where the "truth" is questioned all the time.
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