O DESMUSEU / O DEMUSEO. 2017 < scroll down for english version >
[O projeto foi concebido em parceria com a residência interdisciplinar HUMUS em Padova,Itália.]
O projeto DESMUSEU, busca repensar a idéia de museu, dentro de um contexto de experiências coletivas da elaboração de uma história não-oficial, onde se propõe a construção de um local para o abrigo da história que conteste as narrativas e o contato contidos na ação do museu tradicional. A princípio o projeto propõe a ativação de uma área ou um contexto (que até aquele momento por algum motivo, não respondia mais ao seu propósito inicial ou à um possível potencial), através da conexão de uma série de disciplinas tradicionais integradas de uma maneira diferente, combinadas especificamente para cada ocasião. Através de uma mudança de perspectiva, esta ação adquire grande potencial colaborativo acionando elementos específicos tendo na arte o elemento aglutinador e intermediador entre distintos mundos, locais e indivíduos.
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The DEMUSEUM / O DEMUSEO. 2017
The DEMUSEUM project seeks to rethink the idea of a museum, within the context of collective experiences in the development of an unofficial history, where it is proposed to build a place for the shelter of history that challenges the narratives and the contact contained in the action of the traditional museum. At first, the project proposes the activation of an area or a context (which until that moment for some reason, no longer responded to its initial purpose or to a possible potential), through the connection of a series of traditional disciplines integrated in a different way, combined specifically for each occasion. Through a change in perspective, this action acquires great collaborative potential by activating specific elements having in art the element of agglutination and intermediary between different worlds, places and individuals.
Metodologia_
Neste contexto alguns diálogos são propostos para acervos, coleções e instituições previamente estabelecidas, que recebem uma célula do DESMUSEU que propõe criar um acervo composto de elementos diversos (fotos, documentos, objetos do cotidiano, representações visuais, textuais, etc.) onde seu disparador se dá através do convite aberto ao público, feito a qualquer pessoa que deseje participar da ação de formular uma espécie de museu fora dos padrões conhecidos, onde o indivíduo, parte fundamental, sinta-se responsável pela construção deste acervo, doando um objeto de sua escolha. O fundamento é que este objeto tenha algum significado para quem doa, e ao mesmo tempo crie novas relações com os outros objetos deste acervo, construindo assim uma espécie de memória coletiva interligada, com um caráter mais amplo e horizontal. A idéia ainda é que através da criação de diretrizes iniciais no formato de entrevista - que contém algumas perguntas e palavras-chave - quem doa o objeto conte a respeito do mesmo e ao mesmo tempo reflita sobre a importância pessoal deste elemento, conectando o caráter sentimental/abstrato contido nesta idéia de objeto. Logo, a construção de uma “imagem” total se faz através da combinação do objeto, da descrição, da oralidade e da representação proposta pelos agentes atuantes, estimulando principalmente o caráter imaginativo relacionado a como formamos nossas imagens mentais, nossas representações das “coisas” no mundo, colocando o observador como co-autor de todo o processo em questão. A partir deste momento, este objeto recebe uma nova ficha catalográfica baseada em novos parâmetros - uma certidão de renascimento - semelhante a que o museu tradicional fornece, mas agora esta certidão propicia a este elemento novas características, baseadas nas relações não físicas contidas nesta conexão objeto-indivíduo, junto ainda de um registro oral (acervo em audio) compondo assim um dossiê para cada objeto. Todas as diretrizes iniciais contidas no sistema desse museu, tendem a evoluir e se modificar de acordo com a participação de todos estes agentes, principalmente do público, durante ações propostas periodicamente no local de escolha, desde falas abertas, ações interativas até consultas públicas.
Objetivos_
- Identificação e ativação de contextos históricos não-oficiais e paralelos, para suas posteriores re-colocações.
- Interlocução e Mapeamento de novos atores/agentes culturais e históricos.
- Recuperação e Identificação de patrimônios culturais (materiais e imateriais).
- Criação de novos laços - entre indivíduos e locais e a manutenção dos ja existentes contemplando o entorno, num contexto público e/ou privado.
- Interlocução e Mapeamento de novos atores/agentes culturais e históricos.
- Recuperação e Identificação de patrimônios culturais (materiais e imateriais).
- Criação de novos laços - entre indivíduos e locais e a manutenção dos ja existentes contemplando o entorno, num contexto público e/ou privado.
Seguimento e justificativa_
A primeira célula do projeto ( ainda em fase de testes) foi implementada na cidade de Padova (Itália), na região da Bassa Padovana, uma região que atualmente sofre com o processo de perda da história local, uma herança histórica e cultural que perpassa desde o império Romano, da hegemonia Veneziana, da tradição camponesa de entendimento da terra, passando pela formação da Itália, de sua lingua até o processo do pós-capitalismo, especulação imobiliária e a questão da imigração. De uma forma geral a idéia do projeto é de acontecer em qualquer local, qualquer país, levando em conta que diversos países estão sofrendo do mesmo problema - em maior ou menor escala - existe uma forma de “vácuo” que se interpõe às gerações mais antigas (detentoras da história e cultura vivas) e as gerações mais novas que vivem em um mundo essencialmente globalizado.
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Methodology_
In this context, some dialogues are proposed for archives, collections and institutions previously established, which receive a DESMUSEU cell that proposes to create a collection composed of diverse elements (photos, documents, everyday objects, visual, textual representations, etc.) where their trigger takes place through an open invitation to the public, made to anyone who wishes to participate in the action of formulating a kind of museum outside the known standards, where the individual, a fundamental part, feels responsible for the construction of this collection, donating an object of his own choice. The reason is that this object has some meaning for those who donate, and at the same time creates new relationships with the other objects in this collection, thus building a kind of interconnected collective memory, with a broader and more horizontal character. The idea is still that through the creation of initial guidelines in the interview format - which contains some questions and keywords - whoever donates the object tells about it and at the same time reflects on the personal importance of this element, connecting the sentimental/abstract character contained in this idea of object. Therefore, the construction of a total “image” is done through the combination of the object, description, orality and representation proposed by the acting agents, stimulating mainly the imaginative character related to how we form our mental images, our representations of “things” in the world, placing the observer as co-author of the entire process in question. From this moment on, this object receives a new catalographic record based on new parameters - a certificate of rebirth - similar to what the traditional museum provides, but now this certificate provides this element with new characteristics, based on the non-physical relationships contained in this connection. object-individual, together with an oral record (audio collection) thus composing a dossier for each object. All the initial guidelines contained in the system of this museum, tend to evolve and change according to the participation of all these agents, mainly from the public, during actions proposed periodically in the place of choice, from open speeches, interactive actions to public consultations.
Goals_
- Identification and activation of unofficial and parallel historical contexts, for their subsequent re-placement.
- Interlocution and Mapping of new cultural and historical actors / agents.
- Recovery and identification of cultural heritage (material and immaterial).
- Creation of new ties between individuals and places and the maintenance of existing ones contemplating the surroundings, in a public and / or private context.
Follow-up and justification_
The first cell of the project (still in the testing phase) was implemented in the city of Padova (Italy), in the Bassa Padovana region, a region that currently suffers from the process of losing local history, a historical and cultural heritage that has pervaded since the Roman empire, of Venetian hegemony, of the peasant tradition of understanding the land, passing through the formation of Italy, from its language to the process of post-capitalism, real estate speculation and the question of immigration. In general, the idea of the project is to happen anywhere, any country, taking into account that several countries are suffering from the same problem - to a greater or lesser extent - there is a form of “vacuum” that stands in the way of older generations (holders of living history and culture) and the younger generations living in an essentially globalized world.